O que é energia solar por assinatura? 

Boa leitura!

O que é energia solar por assinatura? 

A energia solar tem ganhado cada vez mais espaço como uma alternativa sustentável e econômica para a geração de eletricidade. O modelo de energia solar por assinatura, em particular, está se destacando no Brasil por oferecer acesso à energia limpa sem a necessidade de grandes investimentos iniciais. Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que é a assinatura de energia solar, seu funcionamento, vantagens, regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e como essa escolha promove a união entre economia e sustentabilidade. 

O que é Energia Solar por Assinatura? 

A energia solar por assinatura é um modelo de negócio inovador que permite aos consumidores utilizarem energia solar sem a necessidade de instalar painéis solares em suas residências, empresas e estabelecimentos. Esse modelo funciona como uma assinatura de serviço, onde o cliente faz uma adesão, mas sem precisar produzir a energia no imóvel em que será utilizada. 

Mas, o que é Energia Solar? 

A energia solar é uma forma de energia renovável que utiliza a luz do sol para gerar eletricidade. Essa conversão é realizada por meio de painéis fotovoltaicos, que transformam a radiação solar em energia elétrica de forma eficiente e limpa. Essa alternativa possui inúmeras vantagens que têm contribuído para o crescimento da adesão em todo o país. Apesar disso, muitos consumidores ainda encontram dificuldade em adotar o sistema. Entre essas dificuldades podemos listar a falta de estrutura para instalação das placas solares, o alto investimento inicial para custear o sistema, necessidade de obras em imóveis que por vezes são alugados, entre outros fatores. 

Pensando nisso, um meio de consumir uma energia limpa, suprindo todas as limitações mencionadas, é o serviço de energia solar por assinatura. 

Como Funciona a Assinatura de Energia Solar? 

A energia solar por assinatura funciona de forma semelhante à assinatura de serviços de streaming. Você consome determinado filme sem precisar tê-lo fisicamente na sua casa. E com a energia é exatamente assim. A energia chega até as casas dos consumidores pelos mesmos fios e postes que trazem sua energia atual. A energia renovável gerada é injetada na rede elétrica convencional do cliente e, com a adesão, os créditos correspondentes são aplicados na conta de luz do consumidor.

Vantagens da Energia Solar por Assinatura 

Economia 

Uma das principais vantagens da energia solar por assinatura é a acessibilidade. Este modelo permite que mais pessoas tenham acesso à energia solar sem a necessidade de grandes investimentos iniciais. Além disso, os consumidores podem desfrutar de uma redução nas suas contas de energia elétrica, contribuindo para a economia doméstica e empresarial. Esta economia pode ser um alívio financeiro substancial, especialmente em tempos de alta nas tarifas de energia elétrica. 

Sem Custos de Manutenção 

Além da economia, a ausência de custos de manutenção e substituição de equipamentos dos sistemas é mais uma vantagem desse sistema. Afinal, a própria usina geradora deve fornecer a garantia de que os painéis estejam sempre operando de forma eficiente. 

Sustentabilidade e Impacto Ambiental 

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, ajudando a reduzir a pegada de carbono dos consumidores e promovendo a sustentabilidade ambiental. A energia solar não gera poluição durante a produção de eletricidade, o que a torna uma escolha ambientalmente responsável. Além disso, a expansão da energia solar pode ajudar a criar empregos verdes e promover o desenvolvimento de tecnologias limpas. 

Quem Pode se Beneficiar da Energia Solar por Assinatura? 

A energia solar por assinatura é uma opção viável para diversos consumidores, incluindo residências e empresas. Famílias que desejam reduzir suas contas de energia sem grandes investimentos iniciais podem se beneficiar significativamente deste modelo. Pequenas e médias empresas também podem aproveitar as vantagens econômicas e ambientais da energia solar por assinatura, contribuindo para a sustentabilidade corporativa. 

Regulamentação da ANEEL sobre Assinatura de Energia Solar 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é responsável pela regulamentação do setor de energia no Brasil, incluindo a energia solar por assinatura. Em 2015, a ANEEL estabeleceu a Resolução Normativa nº 687, que regulamenta a geração distribuída e incentiva o uso de fontes renováveis. 

Regras e Normas 

A Geração Compartilhada é uma das modalidades da Geração Distribuída, criada pela ANEEL na Resolução Normativa 687/2015 e responsável por possibilitar o compartilhamento de energia de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (CPF ou CNPJ) que estejam na mesma área de concessão ou permissão. Ou seja, essa modalidade permite que várias unidades consumidoras utilizem um mesmo sistema produtor de energia renovável. 

Como Aderir ao Serviço?  

Existem diversas opções no mercado fornecendo energia solar sem a necessidade de instalção de placas solares e altos investimentos iniciais. Dentre elas temos o primeiro marketplace de energia renovável do Brasil: A Electy. 

A Electy reúne as melhores ofertas de energia mais barata e limpa de forma 100% digital para que o consumidor faça a escolha da melhor geradora de energia solar. A Electy fornece, além da energia solar, outras opções de energia renovável neste formato, sem taxas de adesão, investimento e obras para início do consumo.  

Saiba mais sobre o serviço em: https://electy.com.br/

Curtiu o conteúdo?

encontre outros temas

Veja outros temas

ELECTY SERVICES LTDA - CNPJ: 46.937.275/0001-57 -
Calc das Margaridas, 163 - sl 2, BARUERI, SP - 06.453-038
todos os direitos reservados electy 2022