Segundo informação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de luz dos brasileiros deve ter um aumento acima da inflação este ano. O Blog da Electy te explica as razões dessa elevação e o que pressionará os preços da sua eletricidade em 2024.
Menor que o ano passado, maior que a inflação
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, informou à imprensa na última segunda-feira (22 de janeiro de 2024) sobre a previsão do aumento na conta de luz, que deve ficar 5,6% mais cara este ano. O percentual – menor que o aumento efetivo de 5,9% que as contas tiveram em 2023 – deve superar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação e está estimado em 3,9% para o ano de 2024.
O peso dos subsídios na conta de luz
Uma das razões para esse aumento significativo nas tarifas é o crescente custo dos subsídios. Em 2022, os consumidores pagaram cerca de R$ 37 bilhões em subsídios, o que representa quase 15% da tarifa total. Isso é quase o dobro do valor de 2018, que era de R$ 18,8 bilhões. Esses subsídios incluem, por exemplo, o custo para comprar óleo diesel e gerar energia em regiões isoladas.
O Ministério da Fazenda pretende fazer sua parte. Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas, declarou o ministério pretende fazer um “pente-fino” nessas despesas, junto com o Ministério de Minas e Energia. A intenção é revisar os subsídios e avaliar como reduzir seu impacto no custo da energia ao consumidor.
Variações no reajuste
Mas o aumento previsto pelo diretor-geral da Aneel pode ser ainda maior. A complexidade do sistema de energia elétrica no país faz com que diferentes regiões possam ser afetadas de maneiras distintas. E com isso, o reajuste para cada distribuidora ainda será calculado ao longo do ano. Segundo a Associação dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), alguns estados, como Minas Gerais, podem ter reajustes que chegam a 15%.
A Abrace ainda prevê uma alta de 6,58% nas contas de luz esse ano, maior que a projeção do reajuste da Aneel. Isso pode ser uma sinalização de que o aumento nos custos com eletricidade não seja tão grande quanto o esperado. As revisões e ajustes que serão propostos pelo Ministério da Fazenda e o Ministério de Minas e Energia, também podem fazer com que o impacto dos subsídios à geração de energia seja menor nos próximos anos.
Como evitar o aumento na conta de luz? A Electy te ajuda!
Mas a pergunta que fica é: diante da expectativa de aumento nas contas de luz em 2024, é possível reduzir os gastos com eletricidade? Com a Electy, a resposta a essa pergunta é sim!
Líder nacional na cobertura geográfica de energia mais barata e limpa, a Electy conecta clientes a usinas de fontes renováveis, oferecendo as melhores opções de fornecimento de eletricidade conforme o perfil e localização do consumidor.
Com um processo de adesão 100% digital, você só precisa de alguns cliques para garantir uma economia de até 25% nas contas de luz da sua casa ou empresa, sem necessidade de obras ou instalação de placas solares.
Acesse nosso site e faça agora mesmo sua transição energética. Sua adesão à Electy é a forma mais prática e segura para evitar surpresas com seus custos com energia.