Mercado Livre de energia cresce 30% no primeiro trimestre de 2023

Boa leitura!

Mercado Livre de energia cresce 30% no primeiro trimestre de 2023

O Mercado Livre de Energia ganhou mais de 1,4 mil novas unidades consumidoras no primeiro trimestre desse ano, volume que representa um crescimento de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Esse crescimento foi impulsionado pela Portaria 50/2022 publicada pelo MME (Ministério de Minas e Energia) no ano passado, que permite que todos os consumidores ligados na alta tensão, como indústrias e médias empresas, possam operar no mercado livre a partir de 2024. Na prática, isso significa que novos consumidores de menor porte, como restaurantes, padarias e outros pequenos comércios, estarão aptos a migrar para o Mercado Livre e ter uma grande redução mensal na conta de energia.


Entenda as principais diferenças entre o Mercado Regulado e o Mercado Livre

No Ambiente de Contratação Regulado (ACR), os consumidores estão reféns dos custos de fornecimento da energia da concessionária que tem a concessão do serviço de distribuição.

Sendo assim, o consumidor cativo não tem a liberdade de negociar preço da energia elétrica, ficando sujeito às tarifas de fornecimento estabelecidas pela Aneel, sendo obrigados a comprar energia elétrica de distribuidoras que adquiriram essa energia através de leilões.


No Ambiente de Contratação Livre (ACL), o consumidor tem a liberdade de negociar as condições comerciais de contratação da sua energia, como preço, prazo e indexação. Além disso, também pode definir quais serão os fornecedores, podendo ser um gerador ou um comercializador.

Vantagens do Mercado Livre de Energia

  • Liberdade de Escolha

Escolha seu parceiro para fornecimento de energia, pode ser direto com a usina ou através de um comercializador. É mais seguro, mais barato e regulado pela Portaria MME 50/2022.

  • Descontos reais de até 30% todo mês

No mercado livre a tarifa de energia é fixa e mais barata. Não há incidência de bandeiras tarifárias nem variação por faixa de pico de consumo.

  • Previsibilidade de gastos

Você planeja melhor seu orçamento, garante uma melhor gestão do seu negócio e potencializa seus resultados.

  • Empresa sustentável

Com a adoção do uso de energia limpa, sua empresa contribui para o meio ambiente e agrega valor a sua imagem junto à comunidade.


Quem pode participar?

De acordo com a Portaria MME 50/2022, todos os consumidores Classe de energia A, com demanda contratada, podem aderir ao Mercado Livre (ACL).
Exemplos: comércios de pequeno e médio porte e indústrias.

Requisitos para fazer parte do Mercado Livre de Energia

  • Estar na média ou alta tensão
  • Possuir UCs (unidades consumidoras) que recebem energia elétrica em tensão igual ou inferior a 2,3kV ou são atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição.

Ou seja, se sua empresa faz parte da classe de energia (Tarifa A), com demanda contratada e gasta mais de R$15.000,00 na conta de luz, então você tem liberdade para fazer essa escolha e economizar até 30% todo mês!

Milhares de empresas estão economizando na conta de luz com o Mercado Livre de Energia e a sua empresa pode ser a próxima!

A Electy te ajuda com a migração da energia da sua empresa para o Mercado Livre. Além de encontrar a melhor proposta adequeada ao seu perfil de consumo, nós cuidamos de todo o processo burocrático para você, para que você receba energia limpa com toda segurança. CLIQUE AQUI para saber mais informações e fale com o nosso time de especialistas para receber uma análise gratuita para a sua migração.



Curtiu o conteúdo?

encontre outros temas

Veja outros temas

ELECTY SERVICES LTDA - CNPJ: 46.937.275/0001-57 -
Calc das Margaridas, 163 - sl 2, BARUERI, SP - 06.453-038
todos os direitos reservados electy 2022