Tarifas da Cemig podem ter alta de 10,03% em média

Boa leitura!

Tarifas da Cemig podem ter alta de 10,03% em média

A conta de luz tradicional já está cara e vai ficar ainda mais.

A Cemig Distribuição divulgou uma proposta de revisão tarifária que pode impactar os consumidores. Em média, será percebido um aumento de 10,03%, sendo 5,26% na alta tensão e 12,52% na baixa tensão. Para os consumidores residenciais, o aumento médio é de 11,98%.

O aumento segue-se à alta de 11% da conta de luz que começou a valer em março, com o retorno da cobrança do ICMS, determinado neste mês pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Pode, ainda, haver mais um aumento neste ano, sem relação com os demais, com o reajuste da tarifa da energia da usina de Itaipu.

A audiência pública da Aneel recebeu membros da sociedade civil e representantes de setores da economia para debater a revisão da tarifa, e é um rito obrigatório antes da decisão final da agência, que será tomada no dia 23 de maio, em reunião da diretoria. Aberta ao público, a audiência desta sexta ocorreu no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), no bairro Funcionários. A revisão da tarifa é realizada a cada cinco anos — a próxima será em 2028. Nesse tempo, ela também passa por reajustes, mudanças mais pontuais do valor. A Aneel recebe contribuições e questionamentos sobre a revisão até o dia 4 de abril e o número atual é somente uma prévia.

Resposta da Cemig

A Cemig destaca que o contrato de concessão de distribuição da empresa determina que o reajuste anual é definido na última semana do mês de maio. Ela lembra que, nos últimos três anos, os reajustes foram amenizados devido à devolução, decidida na Justiça, de R$ 5 bilhões aos consumidores por cobrança indevida do ICMS, que estava incidindo também sobre impostos federais. Outro R$ 1,2 bilhão precisa ser devolvido. O valor pode ser utilizado para diminuir o impacto da revisão tarifária que será decidida pela Aneel no final de maio, o que depende de autorização da agência.

Existe uma solução para isso

Hoje, a população em geral tem outras opções e não precisa mais ser refém da energia tradicional e de seus aumentos significativos nos meses mais quentes e a cada ano.

Com energia limpa, é possível pagar até 25% mais barato na conta de luz, em todos os meses do ano. Sem complicação, investimento de placas solares ou obras.


A Electy, energytech que comercializa energia limpa nos segmentos da Geração Distribuída e Mercado Livre conecta clientes a usinas geradoras de energia limpa e por meio de seu marketplace os consumidores podem escolher o tipo de energia que consomem.

Para saber mais, acesse o link: https://electy.com.br

Fonte: O Tempo

Curtiu o conteúdo?

encontre outros temas

Veja outros temas

ELECTY SERVICES LTDA - CNPJ: 46.937.275/0001-57 -
Calc das Margaridas, 163 - sl 2, BARUERI, SP - 06.453-038
todos os direitos reservados electy 2022