COP28: Avanços e Desafios na Transição para Energia Limpa

Boa leitura!

COP28: Avanços e Desafios na Transição para Energia Limpa

A 28ª Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, mais conhecida como COP28, aconteceu entre 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano, em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Com periodicidade anual, o encontro tem como objetivo que os países participantes debatam e encontrem consensos sobre políticas para frear o aumento da temperatura global e de adaptação e mitigação aos impactos ligados às alterações climáticas. 

Entre avanços promissores e algumas decepções, o relatório final da COP28 ficará marcado pelo tom mais incisivo dada à necessidade de “afastar-se dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos”. Confira neste post do Blog da Electy um resumo do que ficou acordado na Conferência sobre a principal alternativa ao petróleo e seus derivados no combate às mudanças no clima da Terra: as energias geradas por fontes alternativas.  

A energia limpa em discussão nas COPs 

Ainda que encontros de autoridades globais para discutir as alterações no clima do planeta já aconteçam há mais de 30 anos – os debates sobre temas globais relacionados ao meio-ambiente após o fim da Guerra Fria se iniciaram na Rio-92, evento sediado no Brasil – a relevância de uma mudança na matriz energética global é algo mais recente. Os primeiros encontros tiveram como foco uma melhor compreensão da mudança climática em escala global. Com o tempo, as discussões evoluíram para medidas práticas para combater o problema. 

A redução nos efeitos dos gases do efeito estufa sempre estiveram em pauta, mas sem o estabelecimento de metas para um avanço no uso de energia de fontes renováveis em escala global. Acordos como o Protocolo de Kioto (COP3, em 1997), o Acordo de Marrakech (COP7, 2001) e o Chamado de Lima para a Ação Climática (COP20, 2014) representaram passos na construção do Acordo de Paris (COP21, 2015). Ainda que tenha suas limitações e nem sempre tenha seus pontos cumpridos à risca, o Acordo de Paris é considerado o principal compromisso assumido para frear o aquecimento global no mundo.  

Os encontros seguintes reforçaram alguns pontos importantes do acordo de 2015, como na COP22, quando foi feita uma revisão de meta de aquecimento global de 2oC para 1,5oC da temperatura do planeta acima dos níveis pré-industriais e a indicação do uso de 100% de energias renováveis entre 2030 e 2050. 

A COP28 e o compromisso com a geração de energia limpa no mundo

 

Após o Acordo de Paris, a discussão sobre uma substituição definitiva dos combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia tem ganhado força gradualmente a cada Conferência. Ainda que para analistas do campo científico e ambiental a COP28 pudesse ter trazido maiores avanços, o Pacto de Dubai serve como um marco para uma transição energética em nível global. 

A esperada menção sobre uma “eliminação” dos combustíveis fósseis como fonte de energia não foi citada no texto final do acordo entre os países participantes, mas a proposta aprovada trouxe avanços dignos de nota:  

  • Triplicar a capacidade global de geração de energia renovável até 2030, passando dos atuais 3.400 gigawatts (GW), para 11.000 GW até 2030.
      
  • Criar uma lista de energias limpas, que inclua tecnologias renováveis, nucleares, de redução e eliminação, como captura, utilização e armazenamento de carbono. 
  • Seguir a recomendação da área científica e adotar medidas de impacto para alcançar emissões líquidas zero até 2050. 
  • Levar em consideração as diferentes circunstâncias de desenvolvimento de cada país como parâmetro na transição para a energia limpa. 

Mudar para a energia limpa já é possível com a ajuda da Electy 

A utilização de petróleo, gás e carvão como fontes de energia é a maior responsável nas alterações do clima no mundo, já que os combustíveis fósseis representam mais de 75% das emissões globais de gases de efeito estufa e quase 90% de todas as emissões de dióxido de carbono. Isso só reforça a urgência por um consenso entre as nações pela necessidade de uma mudança para a energia limpa. 

Mas enquanto eventos como as COPs não encontram uma solução definitiva, você já pode fazer a sua parte. Você já pode fazer uma escolha a favor de um meio ambiente mais saudável, consumindo eletricidade vinda de fontes renováveis.  

A Electy conecta sua casa ou negócio a usinas geradoras de energia limpa, trazendo mais economia para o seu bolso e mais sustentabilidade para o planeta. E você não tem qualquer custo com isso! Sua mudança para uma energia com menor impacto ambiental é sem taxas de adesão, mensalidades ou a necessidade de gastos com obras ou instalação de painéis solares. 

Você só precisa acessar nosso site, e fazer sua a adesão, de forma 100% digital, de forma prática e segura. Com alguns cliques você calcula sua economia mensal, completa um cadastro com algumas informações e pronto! É só escolher a melhor oferta na sua região e garantir uma redução nas faturas de eletricidade que pode chegar a até 25% nas suas contas de luz. 

Nunca foi tão fácil contribuir para que as gerações futuras tenham um meio ambiente mais limpo. Venha para Electy e faça a sua parte agora mesmo! 

Curtiu o conteúdo?

encontre outros temas

Veja outros temas

ELECTY SERVICES LTDA - CNPJ: 46.937.275/0001-57 -
Calc das Margaridas, 163 - sl 2, BARUERI, SP - 06.453-038
todos os direitos reservados electy 2022