A conta de luz vai ficar mais cara para os clientes paranaenses.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou um aumento médio de 10,5% nas contas de energia elétrica dos clientes da empresa, mais de 5 milhões de unidades consumidoras. O reajuste, definido pela companhia e aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já passa a valer a partir do próximo sábado (24/06).
O aumento varia de acordo com o tipo de consumidor, mas pode chegar a 11,73% para unidades em baixa tensão. Confira abaixo o reajuste médio para cada uma das classes de consumo.
- Residencial (B1): 10,96%
- Baixa tensão: 11,73%
- Alta tensão: 8,31%
- Efeito médio para o consumidor: 10,5%
Entenda o que é reajuste tarifário
O reajuste tarifário anual é um processo no qual as empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica revisam os valores das tarifas cobradas dos consumidores. Esse reajuste ocorre anualmente, a menos que haja uma revisão tarifária, que ocorre a cada 4 anos.
Tanto o reajuste quanto a revisão acontecem no Mercado Cativo ou Ambiente de Contratação Regulada (ACR), onde o consumidor adquire energia exclusivamente de uma distribuidora de energia.
É importante ressaltar que nem sempre um reajuste ou uma revisão tarifária resulta em aumento das tarifas. O valor pode ser ajustado para menos, caso as mudanças nos custos e no mercado indiquem uma redução nas tarifas. O objetivo, conforme definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é garantir uma tarifa justa tanto para os consumidores quanto para as distribuidoras.
Maior reajuste desde 2018
Os consumidores sentirão no bolso, porque este é o maior reajuste anual aplicado pela Copel desde 2018. Naquele ano, o reajuste tarifário anual médio foi de 15,99%. Em 2019, a taxa de aumento médio foi de 3,41%, seguida por um reajuste médio de 0,41% em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid 19. Em 2021, houve a revisão tarifária, e o índice médio de aumento aplicado foi de 9,89%, e no ano passado o aumento médio nas contas pelo reajuste anual foi de 4,90%.
Existe uma opção para não sofrer com esse aumento
Esse é o segundo aumento seguido na conta de luz dos paranaenses em 2023. No entanto, existem maneiras de economizar mensalmente na conta de luz e minimizar os impactos das flutuações de preços das distribuidoras.
Uma excelente opção é fazer a portabilidade da energia tradicional por energia limpa. E a Electy te ajuda com isso!
Ao contratar energia limpa com a Electy, você deixa de pagar até duas contas de luz por ano.
- Sem nenhum investimento;
- Sem instalação de placas solares;
- Sem dificuldade.
Se você ficou interessado em economizar na conta de luz e contribuir para um planeta mais sustentável, simule a sua economia no site da Electy: https://electy.com.br/
Fonte: Gazeta do Povo