Placas solares: 5 dúvidas comuns do consumidor brasileiro 

Boa leitura!

Placas solares: 5 dúvidas comuns do consumidor brasileiro 

Embora esteja se popularizando cada vez mais, as placas – ou painéis – solares ainda são alvo de muitas dúvidas do público em geral. O Blog da Electy já publicou artigos sobre o assunto, mas voltamos hoje ao tema, dessa vez, respondendo algumas das perguntas mais comuns para quem tem o interesse em migrar para energia renovável com a instalação de painéis solares. Confira! 

Como funcionam as placas solares? 

Muita gente se pergunta como exatamente funciona um sistema de energia solar. Tudo tem relação com a aplicação de conceitos científicos por meio de tecnologia inteligente.  

O processo começa com os painéis solares, que são compostos por células fotovoltaicas feitas de materiais semicondutores, como o silício. Instalados em locais com boa exposição ao sol, é gerado um fluxo de elétrons quando a luz solar incide sobre as células do painel. Esse fluxo origina uma corrente elétrica. 

Então é a hora da tecnologia agir: os inversores solares – dispositivos inteligentes que fazem parte da instalação dos painéis – convertem a corrente contínua (CC) gerada pelas células fotovoltaicas em corrente alternada (CA). Esse processo é indispensável, já que a eletricidade que usamos para ligar aparelhos elétricos é em CA. 

É importante saber que quem tem um painel solar em casa não fica sem eletricidade quando chega a noite ou em dias nublados. Há duas soluções para esses momentos: 

O primeiro é conectar o sistema de energia solar à rede elétrica local. Dessa forma, o excesso de energia produzido durante o dia vai para a rede e a casa recebe créditos. Então, a eletricidade consumida a noite é retirada da rede, numa troca pelos créditos recebidos. 

A outra solução é incluir baterias de armazenamento no sistema de energia solar. Essas baterias funcionam como reserva de eletricidade durante os períodos em que não há luz solar disponível, possibilitando o uso de energia mesmo quando o sol se põe. 

E é assim que as placas solares garantem um fornecimento confiável de energia limpa e renovável para sua casa, gerando economia e ajudando o meio ambiente ao mesmo tempo. 

Os painéis solares são confiáveis? 

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a confiabilidade dos painéis solares. Mas eles são muito confiáveis. Como vimos na resposta anterior, além do sol ser uma fonte de energia constante e confiável, os usuários das placas fotovoltaicas não têm interrupções no fornecimento de eletricidade à noite ou em dias nublados, seja por meio da troca de créditos com a rede elétrica, seja com o uso de baterias de armazenamento de energia. 

A durabilidade das placas solares e a baixa necessidade de manutenção são outra garantia de confiabilidade. Após a instalação do sistema, ele tem uma vida útil de 25 anos ou mais, exigindo um cuidado mínimo para seu perfeito funcionamento.  

Além disso, esse tipo de equipamento é projetado para resistir a condições adversas, como ventos fortes e granizo. Os painéis solares são testados e certificados para suportar uma série de condições climáticas, garantindo sua confiabilidade mesmo em situações extremas. 

Quanto custa para instalar um sistema de energia solar? 

Vários fatores influenciam o custo de instalação de placas solares. O tamanho do sistema é um deles. Quanto maior o equipamento, mais painéis são necessários e maior será o seu custo. A localização geográfica também tem um peso: a instalação costuma ser mais barata em regiões com maior incidência de luz solar. 

O modelo do sistema também é importante. O mercado oferece diferentes marcas e modelos de painéis solares, inversores e outros componentes. Equipamentos com maior eficiência energética e durabilidade exigem um investimento inicial maior. 

Os custos de instalação – com mão de obra e outros materiais necessários para a montagem do sistema – também devem ser considerados. Contratar uma empresa especializada em energia solar é necessário para garantir uma instalação segura e eficiente. 

Levando tudo isso em conta, o investimento necessário para levar a energia solar para sua casa pode variar de R$ 15.000 a R$ 40.000 (para um sistema de tamanho médio). O uso de incentivos fiscais e opções de financiamento disponíveis podem levar a essa variação de valores. 

Qual é o retorno que tenho sobre o investimento em energia solar?  

O tempo que leva para que o dinheiro investido na instalação do sistema solar seja recuperado com a economia na conta de energia elétrica é uma preocupação bastante comum.  

No Brasil o investimento feito em energia solar leva, em média, de 4 a 7 anos. Após esse período, o painel solar começa a pagar por si mesmo com a economia alcançada na conta de luz. Mas esse tempo pode ser menor, caso a região onde o sistema foi instalado ofereça incentivos fiscais, financiamentos facilitados ou dê a possibilidade de venda do excesso de energia produzida de volta à rede elétrica. 

Quais são os incentivos fiscais e financeiros disponíveis para energia solar? 

Por ser uma eletricidade de fonte renovável e por causar menor impacto ao meio ambiente, existem vários programas de incentivos fiscais, governamentais ou não, para quem opta pela transição para a energia solar, como por exemplo: 

  • Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD). – permite que os usuários de sistemas de energia solar recebam créditos em suas contas de luz por qualquer excedente de energia produzida.  
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – alguns estados oferecem isenção ou redução ou até isenção de ICMS sobre a energia gerada por sistemas solares fotovoltaicos.  
  • Financiamentos e linhas de crédito especiais – bancos e instituições financeiras oferecem condições favoráveis para financiar a instalação de placas solares. Com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento estendidos, o investimento inicial se torna mais acessível. 

A Electy é a opção para quem mudar quer energia de fontes renováveis de forma mais prática e sem custos! 

Como vimos, a transição para a energia solar é uma opção com muitas vantagens. Mas a instalação de placas solares em casas ou em empresas ainda necessita de um investimento inicial que nem todos podem fazer. Mas hoje, isso não é impedimento para que você faça sua portabilidade energética. 

A Electy, energytech líder em cobertura geográfica de energia mais barata e limpa, pode te ajudar a mudar a forma como você consome eletricidade. Conectando seu imóvel – alugado ou próprio, residencial ou comercial – a usinas de energia de fontes renováveis, você garante um desconto mensal na sua conta de luz, sem a necessidade de qualquer investimento com instalação de placas. 

É uma redução nos custos com eletricidade que você consegue de graça e que pode chegar ao valor de duas faturas de energia por ano. E tudo com uma adesão 100% digital: basta acessar nosso site, calcular o valor da sua economia e escolher a melhor oferta para sua região. Em um clique você já começa a poupar dinheiro e reduzir seu impacto no meio ambiente. 

Visite nosso site e faça sua adesão. Seu bolso e o meio ambiente agradecem! 

Curtiu o conteúdo?

encontre outros temas

Veja outros temas

ELECTY SERVICES LTDA - CNPJ: 46.937.275/0001-57 -
Calc das Margaridas, 163 - sl 2, BARUERI, SP - 06.453-038
todos os direitos reservados electy 2022